Nome científico:

Discoglossus galganoi Capula, Nascetti, Lanza, Crespo & Bullini 1985

Nome comum:
Rã de focinho pontiagudo; discoglosso
Família:
Alytidae

  

O adulto assemelha-se mais a uma rã do que a um sapo, aspeto este relacionado com os seus hábitos mais aquáticos. O corpo tem um comprimento médio entre 4,5 a 6,5 cm. A cabeça é larga e o focinho pontiagudo. Possui olhos proeminentes com pupila arredondada ou em forma de coração e a íris é dourada na parte superior. A pele é lisa, mas possui verrugas mais ou menos aparentes no dorso e granulosas no ventre. A coloração dorsal pardo-acinzentada é muito variável dentro da mesma população. Predominam os padrões manchados irregulares escuros sobre um fundo cinzento esverdeado ou castanho amarelado. Há também padrões raiados que mostram três bandas (uma vertebral e duas dorsolaterais) de cor castanha clara, bege ou amarela sobre um fundo castanho escuro. Outro padrão consiste num pintalgado grande e homogeneamente disperso que faz lembrar uma forma acastanhada da rã-verde (ou vice-versa). Ao contrário desta, no discoglosso os tímpanos não são visíveis nem há nele um cordão verde brilhante ao longo do dorso. 

 

Habitat e Ecologia

Esta rã ocupa uma grande variedade de locais, geralmente nas imediações de massas de água e com uma certa cobertura herbácea, preferindo sobretudo os terrenos encharcados. Ademais ocorre em linhas de escorrência, charcos, valas, canais de rega e, inclusivamente, em lagoas costeiras, uma vez que é relativamente tolerante a águas salobras. Durante o dia ou em períodos menos favoráveis refugia-se entre a vegetação ou sob substrato muito húmido.

 

Período mais favorável à observação

A sua atividade é predominantemente crepuscular, embora também possa ser diurna nos dias muito húmidos ou chuvosos. Esta espécie encontra-se ativa no outono até ao final da primavera, embora com menor intensidade nos períodos mais frios e/ou secos.

Na Herdade da Mitra encontra-se nos terrenos encharcados pela chuva abundante e nas linhas de escorrência de água. Também podem ser avistados a atravessar as estradas e os caminhos durante as noites muito chuvosas.

 

Curiosidades

O nome científico latino Discoglossus refere-se à língua musculosa em forma de disco que esta espécie primitiva possui.

 

Distribuição

Endemismo ibérico, ocupa cerca de dois terços da Península Ibérica, estando portanto ausente do seu terço mais oriental. Em Portugal ocorre geralmente por todo o território continental abaixo dos 1000 m de altitude, mas as populações dispersam-se em núcleos mais ou menos fragmentados.