Biodiversidade
daHerdade
da Mitra

 

 

A Herdade da Mitra reúne diversos ecossistemas e comunidades biológicas que, em conjunto, englobam uma considerável riqueza florística e faunística. Por isso e por ser uma unidade científico-pedagógica multifuncional da Universidade de Évora, a Herdade da Mitra tem constituído um laboratório vivo, ancorando numerosos estudos e ensaios de investigação, fundamental e aplicada, em diversos domínios científicos abrangidos pelo ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas). Contudo, apesar do vasto conjunto de dados recolhidos, quer na vertente da biologia funcional dos ecossistemas, quer na de gestão, quer ainda no respeitante à conservação da biodiversidade regional, grande parte da informação tem permanecido dispersa e, por vezes, pouco acessível. Um grupo de investigadores do ICAAM considerou, por isso, oportuno reunir e organizar a informação biológica e ecológica da Herdade da Mitra e disponibilizá-la numa plataforma única e de fácil acesso, para fins científicos, pedagógicos e de divulgação.

Longe de ser um projeto fechado, esta plataforma pretende alargar o seu âmbito à contribuição de investigadores em áreas complementares, potenciando o cruzamento e a partilha da informação e o desenvolvimento de novos estudos interdisciplinares. Esperamos, assim, que o Projeto Biodiversidade da Herdade da Mitra contribua para o conhecimento, conservação e valorização dos recursos da herdade e da integridade dos ecossistemas, com aplicação no âmbito da sustentabilidade dos agroecossistemas, para os quais a Mitra pode constituir um modelo.

Relembramos que o site está em constante actualização e que a informação respeitante aos grupos biológicos e ecologia das espécies e habitats da Herdade da Mitra vai sendo actualizada e acrescentada conforme vai sendo disponibilizada pelos diferentes colaboradores do projecto. 

Como citar

Citação geral:

Mitra-Nature: Biodiversidade da Herdade da Mitra. (2014). Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas-Ecosystem Functioning and Conservation Group, Universidade de Évora. www.mitra-nature.uevora.pt
Consulta efetuada em 20-11-2017

Para utilizar recursos disponibilizados com outras referências, use a citação sugerida nesse contexto