Nome científico:

Alcedo atthis Linnaeus, 1758

Nome comum:
Guarda-rios
Família:
Alcedinidae

 

 

O guarda-rios é muitas vezes detectado quando faz o seu voo rasante sobre a água, sem que seja possível definir uma forma mas apenas ver uma mancha azul metálica e ouvir um chamamento curto, agudo e assobiado. Pousa frequentemente em ramos secos, junto à água, onde fica imóvel por longos períodos à espera de atacar a sua presa. Nesta situação, é possível observar uma ave pequena e atarracada, com cauda e patas curtas, cabeça grande e bico comprido e robusto. As asas e a coroa são de um tom azul-esverdeado e o dorso e cauda são azuis-claros. O peito, ventre e as faces são laranja-vivo, com manchas brancas nos lados do pescoço e na garganta. A fêmea distingue-se do macho pela base do bico vermelha.

 

Habitat e Ecologia

Vive em rios e ribeiros de águas calmas com alguma vegetação e próxima de socalcos arenosos, que utiliza para escavar o seu ninho em forma de túnel.

Na Mitra esta espécie encontra-se sobretudo na ribeira e corpos de água.

 

Período mais favorável à observação

Por ser uma ave residente, a sua observação é possível durante todo o ano. Nos grandes estuários e lagoas costeiras parece ocorrer fora da época de nidificação, estando presente sobretudo de Agosto a Abril.

 

Curiosidades

É das aves mais coloridas da nossa avifauna. 

 

Ocorrência

Residente comum em Portugal continental, encontra-se de norte a sul do país, apesar de ser mais comum no litoral do que no interior.