Nome científico:

Pica pica (Linnaeus, 1758)

Nome comum:
Pega-rabuda
Família:
Corvidae

 

Apresenta uma plumagem preta e branca e longa cauda, com reflexos azuis, verdes e avermelhados. A sua presença também é detetada pelo som "tchak-tchak-tchak" característico.

 

Habitat e Ecologia

Parece evitar regiões de maior altitude, encontrando habitat favorável em diferenciados sistemas de utilização da terra. No norte do território continental frequenta lameiros e veigas, surgindo frequentemente em espaços bastante humanizados. No sul, surge sobretudo em terrenos agrícolas de sequeiro, excepto no Baixo Alentejo, onde a sua distribuição parece complementar à da gralha-preta. 

Nidifica em árvores. As posturas variam entre cinco e sete ovos, a incubação dura 21/22 dias e as crias estão aptas a voar com cerca de um mês.

Espécie omnívora, inclui na sua dieta insetos, pequenos vertebrados, grãos e frutos.

Na Herdade da Mitra é frequente em terrenos abertos ocupados por pastagens, observando-se facilmente ao longo de linhas de água, estradas e caminhos. 

 

Distribuição

Distribui-se pelo Holártico, estando presente em toda a Europa. No território continental surge fragmentariamente, sendo mais abundante no litoral norte e no Alto Alentejo. O distrito de Évora é a região onde é mais comum e fácil de observar.