Nome científico:

Alectoris rufa Linnaeus, 1758

Nome comum:
Perdiz-vermelha
Família:
Phasianidae

 

 

 

Reprodução

A reprodução inicia-se em janeiro/fevereiro, verificando-se então a desagregação dos bandos e a formação dos casais. A postura decorre maioritariamente no mês de abril e a incubação ao longo do mês de maio. O pico de nascimentos tem lugar em Junho, eclodindo em média 14 ovos. As melhores reprodutoras podem efectuar duas posturas, sendo a primeira incubada pelo macho e a segunda pela fêmea.

 

Habitat e Ecologia

Espécie indicadora do estado de conservação dos sistemas tradicionais de agricultura extensiva, a perdiz-vermelha encontra habitat de grande qualidade em paisagens dominadas por mosaicos de malha apertada que incluam matos, pousios e cereais praganosos. A qualidade do ambiente para a espécie tem vindo a degradar-se em consequência de recentes modificações nos sistemas de utilização da terra. 

Na Herdade da Mitra encontra refúgio em zonas matagosas, podendo ser observada em áreas abertas com vegetação rasteira predominantemente herbácea.

 

Distribuição

Espécie autóctone do sudoeste europeu está amplamente distribuída na Península Ibérica, nidificando em quase todo o território continental. É no interior sul do território continental que ocorre em maior densidade. Está também presente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, onde foi introduzida.