Nome científico:

Coccothraustes coccothraustes Linnaeus, 1758 

Nome comum:
Bico-grossudo, trinca-pinhões
Família:
Fringillidae
Autóctone

Corpo com cerca de 18 cm de comprimento, apresenta cabeça grande com bico muito forte e triangular, pescoço largo e cauda curta. O bico é cinzento-azulado no verão e castanho amarelado no inverno. A plumagem é castanha-ferrugínea e creme, as asas são pretas com reflexos azulados e risca alar branca. Possui garganta e loros pretos (entre a base do bico e os olhos). As fêmeas têm cores mais esbatidas e os juvenis têm coloração mais indefinida, castanho-amarelada.

Habitat/Ecologia

Ocupa zonas de bosques e bosquetes mistos e de árvores de folha caduca, com quercíneas, pinheiros, freixos e ulmeiros. Também frequenta pomares, onde se alimenta, por exemplo, de cerejeiras

 

Período mais favorável à observação

Espécie residente que está presente em Portugal durante todo o ano, no entanto, pode ser difícil de observar devido ao seu comportamento cauteloso e discreto. Fora época de reprodução forma bandos, o que pode favorecer a sua observação. 

 

Ocorrência

Ocorre de norte a sul de Portugal continental. Apesar de não ser muito abundante, existem mais registos nas zonas sul e interior norte. 

 

Utilizações e curiosidades

Espécie granívora, que se alimenta especialmente de sementes grandes e duras. Consome também rebentos de árvores e arbustos e pode frequentar pomares de cerejeira, onde se alimenta do caroço das cerejas. Na época de reprodução, também consome invertebrados.