Nome científico:

Physcia leptalea (Ach.) DC.

Nome comum:
Líquene roseta de franjas
Família:
Physciaceae
Autóctone

 

 

Talo foliáceo em forma de roseta, pouco agarrado ao substrato, com tamanhos até os 6 cm de diâmetro. Lobos estreitos, planos a convexos. Face superior esbranquiçada acizentada, com pseudocifelas e por vezes pruinosa, com cílios abundantes e conspícuos. Face inferior esbranquiçada com rizinas escarsas. Apotécios presentes e abundantes, com tamanhos até os 3 mm de diâmetro. A margem é branca e grossa e o disco é geralmente preto, podendo parecer esbranquiçado devido à acumulação de pruína. Os ascósporos são elipsoidais, castanhos e possuem um septo transveral.

 

Na Herdade da Mitra pode confudir-se com Physcia adscendens (Fr.) H. Olivier Physcia tenella (Scop.) DC., distinguindo-se por não ter sorálios, apresentando apotécios numerosos. Pode ainda confundir-se com Physcia aipolia (Ehrh. ex Humb.) Fürnr que não apresenta cílios.

 

Habitat/Ecologia

Espécie preferencialmente epifítica, podendo ser vista também a crescer em rocha. Normalmente é encontrada em locais expostos, de preferência junto ao mar.

 

Período mais favorável à observação

Durante todo o ano.

 

Sensibilidade à poluição atmosférica

Muito tolerante, sendo comum em locais humanizados e eutrofizados.

 

Distribuição

Espécie presente nos continentes europeu, asiático e norte-americano. Na Europa é encontrada principalmente na região do mediterânico, estando em regressão nas Ilhas Britânicas e com estatuto de “em perigo” na Noruega.