Nome científico:

Oxythyrea funesta Poda, 1761

Nome comum:
Escaravelho das flores
Família:
Cetoniidae

 

 

Tamanho corpo: adulto: 10-15 mm; larva: cerca de 30 mm.

Adulto tem corpo ovalado, cor preta com leve brilho metálico e reflexos acobreados. A superfície dorsal do corpo é ponteada e escassamente coberta de pelos amarelados. Os espécimenes mais antigos vão perdendo os pelos. O tórax e os élitros possuem pequenas manchas dorsais esbranquiçadas. O escutelo é triangular, comprido e agudo.

Larva possui um corpo esbranquiçado e curvo com cabeça castanha.

 

Habitat e Ecologia

Pode ser encontrada em grande variedade de habitats, naturais ou humanizados. Espécie diurna, muito ativa em dias de sol visitando flores de várias árvores, arbustos e plantas herbáceas.

Adultos alimentam-se do pólen, néctar e das próprias flores. Após o acasalamento a fêmea oviposita no solo onde as larvas se desenvolverão. As larvas vivem e pupam no solo, alimentando-se das raízes de muitas plantas e de material em decomposição. Hibernam no solo onde completam o seu desenvolvimento durante a primavera seguinte.

 

Período favorável à observação

Adulto está ativo entre abril e setembro. Na região do Algarve pode ser visto a partir de fevereiro e na ilha da Madeira a partir de março.

 

Observações

Populações com grande número de indivíduos são um problema para as árvores de fruto e plantas ornamentais, devido aos adultos se alimentarem das flores, sendo considerada praga.

 

Distribuição

Comum e geralmente abundante no sul e centro da Europa, norte de África, Médio Oriente e Ásia Menor, estendendo-se até Ucrânia e Rússia. Presente nas Ilhas Canárias e na maioria das ilhas do Mediterrâneo.