Nome científico:

Typhaeus typhoeus Linnaeus, 1758

Nome comum:
Escaravelho
Família:
Geotrupidae

 

 

Tamanho: varia entre 12 a 20 mm.

Coloração preto brilhante.

Apresenta modificações bem evidentes a nível do pronoto. O macho possui 3 chifres projetados para a frente, sendo os laterais mais compridos. A fêmea não possui chifres, mas tem um tubérculo agudo próximo de cada ângulo anterior do pronoto.

 

Habitat e Ecologia

Espécie com comportamento diurno. Encontra-se em solos arenosos, em pinhais ou charnecas.

O acasalamento dá-se principalmente na primavera. Machos usam os chifres do pronoto para competir com outros machos na seleção da fêmea. Após o acasalamento ambos os sexos cooperam na construção de uma “toca” sob os dejetos de animais herbívoros ou pequenos ruminantes, tais como coelhos, ovelhas, cavalos e ocasionalmente gado bovino; ou nas proximidades de uma grande quantidade de dejetos. A toca, onde a fêmea deposita os ovos, tem cerca de 15 mm diâmetro, podendo atingir 1 metro de profundidade. O macho recolhe à superfície os dejetos, arrasta-os de marcha atrás e insere-os na toca. A fêmea transforma-os em longos tubos que vão enchendo os túneis da toca. Os adultos bloqueiam as aberturas da toca com areia e as larvas emergentes alimentam-se dos dejetos armazenados nos túneis. As larvas desenvolvem-se rapidamente e pupam na toca no final do verão. Os adultos da nova geração aparecem a partir de setembro, geralmente emergem da toca após um período de chuva.

 

Período favorável à observação

Adulto ocorre todo o ano, estando mais ativo na primavera e outono.

 

Observações

Os adultos morrem logo após a conclusão das tocas, geralmente em junho ou julho, e não mostram cuidados parentais. Os adultos da segunda geração hibernam nas tocas, saindo em dias amenos no inverno.

 

Distribuição

Restringido à Europa, noroeste de África e Médio Oriente.