Nome científico:

Xylocopa violacea (Linnaeus, 1758)

Nome comum:
Abelhão, abelhão-azul, abelha-carpinteira
Família:
Apidea

 

 

Dimensão: comprimento de 30 mm e envergadura de 50 mm. Abelha ruidosa, considerada uma das maiores abelhas da Europa.

O corpo é preto reluzente, as asas são azuis ou acastanhadas com reflexos metálicos azuis ou roxo. Os machos têm as extremidades das antenas alaranjadas; as fêmeas têm antenas todas pretas. As fêmeas, ao contrário dos machos, têm ferrão. 

 

Habitat e Ecologia

Pode ser encontrada em grande variedade de habitats, tais como florestas, bosques, pastagens, pomares, prados floridos e jardins urbanos e suburbanos.

Alimenta-se de néctar e pólen das flores. Os indivíduos são solitários: os machos são territoriais e, ás vezes, agressivos, mas as fêmeas podem viver em pequenas colónias com as irmãs e filhas. Estas fazem os ninhos sozinhas, escavando túneis ou aproveitando túneis existentes em madeira morta ou podre. Os ovos são colocados em compartimentos individuais, juntamente com néctar e pólen para alimento das futuras larvas. Os novos adultos emergem no final do verão e hibernam durante o inverno até ao ano seguinte. Surgem na primavera por volta de abril ou maio, ou por vezes mais cedo aos primeiros dias soalheiros.

Têm uma única geração anual.

 

Período favorável à observação

Principalmente na primavera e verão podem observar-se os adultos em busca de parceiros e locais de nidificação adequados.

 

Observações

Após o acasalamento as fêmeas escavam túneis em madeira morta, para depositar os ovos, donde vem o nome vulgar de abelha-carpinteira.

São importantes polinizadores.

 

Distribuição

Distribui-se pelo sudoeste da Região Paleártica, estando em expansão para norte.

É comum na região mediterrânica e em Portugal encontra-se em todo o território continental.