Nome científico:

Agrotis ipsilon (Hufnagel, 1766) 

Nome comum:
Rosca
Família:
Noctuidae

 

 

Ovo: mede cerca de 0,45 mm, cor branco amarelado, tornando-se escuro próximo da eclosão. Lagarta: coloração cinzenta a preto, mais clara na parte ventral. Possui 6 a 7 estádios; atinge 5 cm comprimento. Pupa: castanho a castanho-escuro.

Adulto: coloração castanha, asas anteriores são longas e estreitas, com manchas pretas e mais escuras do que as asas posteriores, hialinas a branco-sujo e com nervuras acastanhadas. As antenas dos machos são plumosas.

Envergadura: machos 40,5 – 48 mm; fêmeas 42,5 – 48 mm.

 

Habitat e Ecologia

Encontra-se em diversos tipos de habitats: jardins, campos de cultivo, prados mesófilos. Ovo: duração de 3 a 6 dias. Larva: duração de 25 a 35 dias. Lagartas vivem enterradas no solo ou sob a folhada e enrolam-se sobre elas mesmas assim que se lhes toca; têm hábitos noturnos. Preferem locais húmidos. A lagarta é polífaga, alimentando-se de várias espécies de uma grande variedade de culturas tais como: Solanáceas, Cucurbitáceas e Crucíferas. Mas também pode ser encontrada em plantas infestantes dos géneros Amaranthus, Chenopodium, Datura, Digitaria, Malva, Taraxacum, Vaccinium. Hiberna no solo durante o Inverno e pupa na primavera. Pupa: encontrada no solo a uma profundidade de 2 a 10 cm; esta fase dura 12 a 15 dias.

 

Período favorável à observação

Espécie multivoltina. Os adultos estão presentes ao longo de todo o ano, sendo mais abundantes nos meses de março a outubro.

 

Observações

As fêmeas fazem a postura de mais de mil ovos na página inferior das folhas das plantas-hospedeiras, podendo constituir praga.

 

Distribuição

Cosmopolita. Encontra-se muito dispersa em Portugal, podendo ser encontrada em todo o mundo.