Nome científico:

Mustela nivalis (L. 1966)

Nome comum:
Doninha
Família:
Mustelidae
Autóctone

 

 

Pequeno mustelídeo de corpo fusiforme e patas curtas.Possui pelo castanho a cobrir-lhe a parte dorsal e uma mancha branca na parte ventral desde o lábio inferior até ao ânus. A cauda é pequena, medindo até 12 cm, cerca de 30% do tamanho do corpo (até 30 cm).

As pegadas apresentam 5 dedos dispostos radialmente em volta da almofada interdigital. As unhas ficam geralmente bem marcadas nos substratos moles.

Os dejetos são alongados, torcidos e irregulares, terminando em ponta. Apresentam cor negra e contêm, geralmente, ossos e pelos de micromamíferos.

 

Habitat e Ecologia

Extremamente adaptável, ocupa uma enorme variedade de habitats, incluindo florestas, terras cultivadas, pradarias, estepes. Ocorre desde o nível do mar até, pelo menos, 3 860 m de altitude. É comum encontra-la em cima de muros ou afloramentos rochosos, embora a seleção de habitat seja condicionada pela abundância de presas.

É considerada predador especialista em pequenos mamíferos, especialmente roedores, embora também possa alimentar-se de pequenas aves, répteis, anfíbios e peixes.

Têm hábitos diurnos mas evitam espaços muito abertos, onde estão mais vulneráveis. São animais solitários, os machos marcam territórios vitais de tamanho variável (0.05 – 0.43 ha) que só se cruzam com os territórios das fêmeas na época de reprodução.

 

Distribuição

Residente.

Apresenta distribuição generalizada na Europa e Ásia e em parte do norte de África. Foi introduzida na Nova Zelândia.

Na Península Ibérica há registos em todo o território continental, bem como nas ilhas Maiorca e Menorca.