Nome científico:

Nyctalus leisleri (Kuhl, 1817) 

Nome comum:
Morcego-arborícola-pequeno
Família:
Vespertilionidae

 

 

As três espécies do género Nyctalus que ocorrem em Portugal são morfologicamente muito semelhantes, sendo N. leisleri a que tem menor tamanho. Especificamente, as características que permitem a identificação do morcego-arborícola-pequeno são o menor comprimento do antebraço (FA <46 mm) e a presença de pelo bicolor.

 

Habitat e Ecologia

Abriga-se em cavidades nas árvores, de ocorrência natural ou escavadas por aves, particularmente por pica-paus. Também pode utilizar estruturas artificiais como abrigo.

Voa geralmente em espaços abertos ou por cima das copas das árvores, sendo os habitats mais utilizados os bosques, as margens de lagos e as pastagens. Em Portugal continental, os montados, os carvalhais e a vegetação ripícola são os habitats com mais actividade evitando as áreas urbanas ou com agricultura intensiva. 

Alimentam-se principalmente de dípteros e lepidópteros. Preferem os dipteros de menor tamanho ou larvas aquáticas, como os quironomídeos. Também podem consumir insectos de maiores dimensões como os escarabeídeos ou escaravelhos-da-bosta. 

 

Distribuição

Espécie com distribuição no Paleártico ocidental, desde a faixa atlântica, Portugal continental e ilha da Madeira, ilhas Canárias e Irlanda, até à área europeia da Rússia e Cáucaso. Está ausente ou é rara nas regiões mais setentrionais da Europa, Escócia, península Escandinava e Estónia, e em áreas da bacia mediterrânica: sul de Itália e as ilhas da Sicília e de Creta. A área de distribuição estende-se também ao noroeste de África, estando presente nas regiões mediterrânicas de Marrocos e Argélia.

Em Portugal continental tem uma distribuição mais alargada no norte, sendo progressivamente mais rara no centro e sul, e ausente no Algarve.