Nome científico:

Sonchus oleraceus L.

Nome comum:
Leituga, serralha, serralhinha, serralha-branca
Família:
Asteraceae
Autóctone

Herbácea anual, com raiz finas e ramificadas, segrega um líquido leitoso quando cortada, caule cilíndrico, oco, ereto, ramoso, com pelos glandulares e muitas vezes avermelhado. Cresce até 120 cm de comprimento.

Folhas: Muito variáveis na forma e tamanho, são glabras, alternas, de coloração verde-claro. Folhas caulinares com aurículas sagitadas/arredondadas. Todas roncinadas e com segmentos espinhoso-dentados.

Flores: Agrupadas em corimbo com hastes até 5 cm de comprimento; involucro em forma de sino, brácteas 25-35 lanceoladas e frequentemente com pelos glandulares, mais de 10 a 12 mm de comprimento. Capítulos medianos, lígulas amarelas geralmente de 10 a 13 mm de comprimento, com lígula do mesmo comprimento que o tubo.

Frutos e sementes: Aquénios comprimidos, 2,5 a 4 mm de comprimento, geralmente áspera, papilho com aproximadamente 100 cerdas brancas, de 5 a 9 mm de comprimento.

Habitat/Ecologia: Espécie ruderal, em campos cultivados, hortas e jardins, por vezes também presente em zonas naturalizadas.

Período mais favorável à observação: Floresce todo o ano.