Nome científico:

Borago officinalis L.

Nome comum:
Borragem
Família:
Boraginaceae
Autóctone

 

 

Herbácea anual, ereta, com um ou vários caules, simples ou ramificados, com 30-70 cm de altura, cobertos por um indumento de pêlos rígidos (híspidos).

Folhas basilares com 15 x 10 cm e um pecíolo de 15 cm, ovadas, lanceoladas ou elípticas, as caulinares com 8 x 6 cm e pecíolo até 6,5 cm, ovado-oblongas a lanceoladas-oblongas, as superiores sésseis e decorrentes sobre os caules.

Flores em pedicelos longos e avermelhados, corola com 25-30 mm de diâmetro, em forma de estrela, constituída por 5 pétalas azul-violeta ou rosadas, raramente brancas, com escamas ovadas na garganta e 5 apêndices apicais, dispostas em inflorescências ramificadas, pouco densas, muito híspidas; estames também com apêndices apicais e anteras purpúreas.

Fruto uma núcula com 4-5 x 2,5-3 mm, castanho-clara, com um anel basilar.

 

Habitat/Ecologia

Em locais perturbados, como bermas de caminhos e incultos e também em prados e pousios, de preferência em solos calcários.

 

Período mais favorável à observação

Floração: fevereiro-maio.

 

Utilizações e curiosidades

A partir das sementes pode-se extrair um óleo rico em ácidos gama-linoleico e linoleico, utilizado na indústria cosmética (tratamentos de pele) e estética (suplementos diuréticos). É também usada na agricultura biológica (cultura de tomates, morangos e espinafres) como planta companheira para atrair insetos auxiliares no controlo de pragas.