Nome científico:

Agave americana L.

Nome comum:
Piteira, Pita ou Agave
Família:
Agavaceae
Exótica

 

 

Planta perene, rizomatosa, caule muito curto e grosso, com 2-8 m de altura (com escapo, incluindo panícula) e 2-3 m de diâmetro.

Folhas carnudas, em roseta, lanceoladas-oblongas, com 1-2,5 m de comprimento, 15-30 cm de largura e 2-3 cm de espessura; margens espinhosas e com espinho apical negro, verde-glaucas.

Flores amarelo- esverdeadas, reunidas numa grande panículas, que sai do centro da roseta de folhas. Após a floração e maturação dos frutos a planta-mãe morre, sendo o seu lugar ocupado por novos rebentos, que ao longo do tempo se desenvolveram na base.

Frutos: cápsulas.

 

Habitat e Ecologia

Matos xerófilos abertos, taludes e bermas de estradas, arribas litorais. 

 

Período mais favorável à observação

Floração: maio a agosto.

 

Utilizações e curiosidades

A fibra das folhas da sua congénere Agave sisalana, o sisal, é utilizada na indústria de cordoaria (cordas, cordéis, fios, tapetes etc.). Os exemplares adultos têm muita facilidade em produzir novos rebentos, propagando-se com facilidade por divisão de tufos, podendo os novos rebentos ser separados logo que atingem 8 a 10 cm de altura. Também é possível efectuar a propagação por semente. Há exemplares com as folhas matizadas de branco (cv. Variegata) ou amarelo (cv. Marginata).Pode viver muitos anos e floresce uma única vez na vida, morrendo depois de formar o fruto.

 

Origem

México e Oeste dos E.U.A.