Nome científico:

Alisma plantago-aquatica L.

Nome comum:
Tanchagem-aquática, tanchagem-de-água, alface-dos-arrozais, alisma, colhereira, coresia, erva-alface, erva-couveira, orelha-de-mula ou pão-de-rã.
Família:
Alismataceae
Autóctone

 

 

Herbácea perene, aquática, parcialmente emersa (as gemas de renovo desenvolvem-se debaixo de água), com rizoma tuberoso, até 100 cm de altura. 

Folhas na maioria emersas, com 3,6-29 × 1,2-14 cm, de verde-claras a verde-escuras, ovadas, com 2 a 3 pares de nervuras laterais bem diferenciadas, acuminadas no ápice e arredondadas ou cordiformes na base, com pecíolo comprido (8-70 cm), cilíndrico na parte superior e comprimido, com uma bainha bem distinta, na base. 

Flores com pétalas brancas ou  rosadas, irregularmente denteadas, com pedicelos longos e agrupadas em inflorescências grandes (20-120 cm) e eretas, 

Fruto múltiplo de aquénios com 2- 2,5  × 1,2-1,8 mm, comprimidos lateralmente e arredondados no topo, com um a dois sulcos dorsais.

 

Habitat/Ecologia

Locais húmidos e encharcados, principalmente de águas paradas ou pouco movimentadas, como margens de ribeiras,  charcos, valas e fossos.

 

Período mais favorável à observação

Floração: junho-agosto.

 

Utilizações e curiosidades

Os frutos são flutuantes permitindo a dispersão pela água. O nome do género, Alisma, é de origem Celta e significa "água"; o epíteto específico refere-se à semelhança entre as folhas desta espécie e as das plantas do género Plantago. Por vezes usada como ornamental.