Nome científico:

Tamus communis L.

Nome comum:
Uva-de-cão, norça-preta, baganha ou arrebenta-boi
Família:
Dioscoreaceae
Autóctone

 

 

Trepadeira glabra, até 4 m de altura, por vezes mais, com um tubérculo grande (geófito), que renova anualmente os caules, que são delgados e tenros, com estrias longitudinais, por vezes ramificados e enrolados em hélice para a esquerda em volta de um tutor (volúvel).

Folhas com 3-9 x 2-7 cm, alternas, geralmente inteiras e ovado-cordiformes (forma de coração), por vezes trilobadas, agudas ou mucronadas, verde-escuras e brilhantes, com 3-9 nervuras arqueadas e ramificadas e pecíolos delgados de 3 a 80 cm de comprimento.

Flores com 3-6 mm de diâmetro, amarelo-esverdeadas, com 6 lóbulos estreitos, um pouco recurvados, unissexuais, dispostas em cachos axilares, os femininos mais curtos e os masculinos muito longos, por vezes ramosos.

Fruto uma baga globosa, com cerca de 10-13 mm de diâmetro, vermelha-pálida e brilhante quando madura, menos vezes amarelada.

 

Habitat/Ecologia

Bosques, matagais, sebes, de preferência em locais frescos e sombrios, com solos húmidos; também ocorre em galerias ripícolas. Devido às grandes dimensões dos tubérculos, não tolera locais alagados nem solos superficiais.

 

Período mais favorável à observação

Floração: março-junho.

Frutos maduros: inverno.