Nome científico:

Hyacinthoides hispanica (Mill.) Rothm.

Nome comum:
Jacinto-dos-campos
Família:
Liliaceae
Autóctone

 

 

Erva vivaz bolbosa com 10-40(-55) cm de altura. Bolbo composto por várias túnicas membranáceas, amarelo acastanhadas.

Folhas 2-7, lineares a lanceoladas com margem plana, com (6-)12-35(-45) cm X (0,2-)0,3-1,5(-2) cm.

Flores (2-)4-15(-25) azul-arroxeadas, raramente brancas, em forma de sino, com os segmentos externos das tépalas ligeiramente recurvados para fora.

Fruto uma cápsula.

Habitat/Ecologia

Clareiras de matos e matagais, orlas e sob coberto de azinhais e sobreirais, taludes e fendas de rochas, em diversos tipos de substrato; também em locais algo sombrios e margens de linhas de água. É uma espécie com grande plasticidade ecológica.

 

Período mais favorável à observação

Floração: fevereiro a maio.

 

Utilizações e curiosidades

Espécie muito polimórfica. Pode ser confundida com H. non-scripta mas, enquanto Hyacinthoides hispanica tem uma inflorescência geralmente recta, com as flores dispostas em vários planos e a extremidade das tépalas é apenas ligeiramente curvada para trás, a segunda tem uma inflorescência geralmente curva, com as flores todas do mesmo lado e a extremidade das tépalas é acentuadamente recurvada para trás. Por outro lado, as flores campanuladas (em forma de sino), com a extremidade das tépalas algo recurvada de H. hispanica distinguem-na de H. vicentina, cujas flores são em forma de estrela aberta e as extremidades das tépalas são direitas.