Nome científico:

Hypnum cupressiforme Hedw.

Nome comum:
Musgo trançado comum
Família:
Hypnaceae
Autóctone

 

 

Musgo pleurocárpico, pouco aderente ao substrato, formando tapetes contínuos e puros, com plantas com tamanhos até 10cm de comprimento. Apresenta uma coloração verde-amarelada, com ramos primários prostrados e ramificados irregularmente, e os ramos secundários erectos ou ascendetes. Filídios imbricados, falcados, côncavos, dentados com nervura ausente ou exígua e bifurcada. Sedas muito longas com cápsulas cilíndricas, curvadas ou inclinadas.  

Esta espécie possui muitas variedades, consideradas espécies diferentes para alguns autores, conforme características morfológicas ao nível da ramificação e espessura das plantas, filídios e cápsulas.

 

Habitat/Ecologia

Esta espécie pode ser encontrada a crescer sobre os mais diversos tipos de substratos, desde o solo, taludes rochosos, várias espécies de árvores e arbustos e substratos artificiais, em zonas húmidas e sombrias.

 

Período mais favorável à observação

Durante todo o ano.

 

Sensibilidade à poluição atmosférica

Moderadamente sensível à poluição atmosférica.

 

Curiosidade:

O género Hypnum é o género mais utilizado na decoração de presépios, podendo estar  ameaçado nalgumas zonas devido à sua colheita e comercialização descontrolada. 

 

Distribuição

Muito comum em Portugal, sobretudo a norte do Tejo.