Nome científico:

Salix atrocinerea Brot.

Nome comum:
Salgueiro; salgueiro-preto; borrazeira-preta.
Família:
Salicaceae
Autóctone

 

 

Arbusto ou pequena árvore caducifólia, até 10 m de altura, de copa pouco densa.

Folhas com 2-10 X 1-2(4) cm, alternas, simples, obovadas, oblongas ou elípticas, um pouco alargadas no ápice, com margem mais ou menos inteira e revoluta e nervuras proeminentes; pêlos ferruginosos, misturados com outros esbranquiçados, em ambas as páginas ou só na inferior, que é glauca; estípulas presentes.

Flores, que nascem antes das folhas, pequenas, agrupadas em amentilhos de 7 X 1-2 cm, masculinas e femininas separadas e em plantas diferentes (espécie dióica), sésseis ou sobre um curto pedúnculo, com brácteas densamente pilosas; as masculinas com 2 estames de filetes livres pilosos na base e as femininas com ovário piloso e pedunculado.

Fruto uma cápsula pilosa, que abre em 2 valvas. 

 

Habitat/Ecologia

Margens de cursos de água, em locais frescos e permanentemente húmidos e alagados, por vezes nitrificados. Espécie de luz, com preferência por solos ácidos e pouca tolerância a temperaturas extremas.

 

Período mais favorável à observação

Todo o ano. Floração: janeiro a abril.

 

Utilizações e curiosidades

Por florescer cedo é uma importante espécie melífera. Adequada para estabilizar terrenos e combater a erosão, devido ao seu extenso sistema radical, constituindo também uma boa barreira contra o vento. Hibrida frequentemente com plantas de outras espécies do mesmo género.