Maria Paula Duarte Simões

foto_mps_400

  Foi docente no Departamento de Biologia desde 1986, tendo lecionado inúmeras disciplinas da área da Botânica de modo dedicado e competente. Integrou a Comissão de Curso do Mestrado em Biologia da Conservação desde 2006 e desempenhou vários outros cargos de gestão universitária ao longo da sua carreira: foi adjunta do Diretor do Departamento de Biologia entre 2005 e 2007 e entre 2011 e 2013; foi responsável pela Secção de Botânica do Departamento de Biologia de 2003 a 2005; pelo Laboratório de Biologia Vegetal do Departamento de Biologia desde 2007 e pelo Laboratório de Botânica do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas desde 2009. Coordenou o Grupo de Investigação (EFC) do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) entre 2013 e 2015 e foi vice-diretora do mesmo Instituto desde 2015. Pertenceu à equipa do Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UEVH) e coordenou o Portal Mitra-Nature, impulsionando deste modo a ideia de que é necessário conhecer para proteger.

 

As plantas do género Cistus foram o seu tema de eleição para provas académicas: nas suas Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica apresentou o trabalho Estudos taxonómicos no género Cistus L. e as suas Provas de Doutoramento versaram sobre a Dinâmica de biomassa (carbono) e nutrientes em Cistus salviifolius L. e Cistus ladanifer L. O seu interesse científico não se limitou ao género Cistus, mas alargou-se ao montado em geral, como o provam as suas inúmeras publicações sobre o tema, aliás tão importante para o Alentejo. 

Muito exigente consigo própria, caracterizava-a uma enorme verticalidade e racionalidade, uma teimosia inexpugnável, uma generosidade ilimitada e uma capacidade de organização e de trabalho acima da média.

Este texto em sua memória pretende homenagear o seu percurso e assinalar a sua inestimável contribuição para a divulgação da biodiversidade da Herdade da Mitra, um laboratório vivo da Universidade de Évora e um recurso de incalculável valor pedagógico para todos.

A Maria Paula Simões ficará para sempre ligada ao património natural da Herdade da Mitra por via deste portal em cuja génese esteve profundamente envolvida.