Insetos

Os insetos são um dos grupos mais numerosos e mais amplamente distribuídos dos animais terrestres. Com mais de um milhão de espécies descritas, estima-se que possam existir entre 5 a 10 milhões de espécies. São abundantes em todos os habitats excepto no mar, embora a maioria seja terrestre ou aéreo.

A maioria das espécies de insetos apresenta na fase adulta três pares de patas, um par de antenas e um ou dois pares de asas. Contudo esta caracterização nem sempre é visível, pois alguns insectos passam por metamorfoses em que as formas juvenis diferem bastante da morfologia típica dos insetos adultos. Consoante o tipo de metamorfoses designam-se: insetos holometabólicos se têm metamorfoses completas; insetos hemimetabólicos se apresentam metamorfoses incompletas.

O corpo dos insetos divide-se em: cabeça, tórax e abdómen. A cabeça, resultante da fusão de seis segmentos, contém as peças bucais, as antenas e os órgãos da visão. O tórax resultante da fusão de três segmentos, é o local de inserção das patas e das asas, sendo atravessado pelo aparelho digestivo. O abdómen é composto por onze segmentos e aloja a parte final do aparelho digestivo e os órgãos reprodutores (genitália).

A maioria das espécies são ovíparas, mas também existem espécies ovovivíparas ( os ovos ficam retidos no tracto genital até que as larvas estejam prontas a eclodir; a eclosão dá-se aquando da postura dos ovos) e vivíparas, muito frequente nos pulgões (os ovos são retidos no tracto genital, desenvolvem-se no interior do corpo das fêmeas donde saem pequenas ninfas).

Em alguns grupos o abdómen possui na extremidade apêndices especializados, tais como, cercos e pinças, ou os últimos segmentos abdominais transformados em órgãos copuladores ou ovipositores.

O sucesso evolutivo dos insetos poderá ser explicado pelas seguintes características: ciclos de vida curtos (pelo que se podem multiplicar rapidamente em condições favoráveis); o tamanho das posturas (com muitas espécies a ovipositar milhares de ovos) e a capacidade de voo, o que proporciona a fácil dispersão e colonização de habitats. Outro factor importante será o facto de serem animais de pequenas dimensões, o que lhes permite ocupar micro-habitats inacessíveis a outros animais.

Na Herdade da Mitra encontram-se insetos de todas as ordens, terrestres e voadores, desde os Hemiptera (inclui percevejos, cigarras, cochonilhas e afídeos), passando pelos Odonata (libélulas e libelinhas), Diptera (moscas e mosquitos), Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas), Lepidoptera (borboletas e traças), Neuroptera (formiga-leão e ascalafídeos) até ao grupo mais numeroso a nível mundial, o dos Coleoptera (escaravelhos). 

 

Bibliografia

Chapman, R. F. 1998. The Insects. Structure and Function. 4ª edição. Cambridge University Press. Cambridge. 

Barrientos, J. A. 1988. Bases para un curso práctico de Entomologia. Asociacion española de Entomologia. Barcelona.