Nome científico:

Lepomis gibbosus (Linnaeus, 1758)

Nome comum:
Perca-sol
Família:
Centrarchidae
Exótica

 

 

Espécie de dimensões relativamente pequenas, dificilmente ultrapassando os 15 cm.

Corpo comprimido lateralmente com uma coloração muito vistosa: manchas azuis que irradiam da cabeça até aos flancos, uma mancha negra e vermelha no extremo posterior dos opérculos e ventre amarelado. Boca supra. Barbatana dorsal grande, na qual se distinguem duas partes, a primeira das quais com raios espinhosos.

 

Habitat/Ecologia:

Espécie de afinidades lênticas, ocorrendo em albufeiras e em cursos de água com menor profundidade, baixa velocidade de corrente, presença de vegetação aquática e temperatura mais elevada. Tal como a maioria das espécies não nativas, é resistente à degradação das condições ambientais.

A reprodução realiza-se entre maio e julho, período durante o qual constroem ninhos (pequenas depressões em substrato de areia ou gravilha), defendidos pelos machos, que exibem comportamento fortemente territorial.

A maioria dos indivíduos apresenta uma dieta maioritariamente entomófaga, embora se possam igualmente constituir como predadores vorazes de ovos, larvas e pequenos peixes, principalmente os indivíduos de maiores dimensões.

 

Período mais favorável à observação:

Ribeira de Valverde – todo o ano, mas principalmente no verão.

Albufeira da Tourega – todo o ano.

 

Origem

Espécie não nativa; originária da América do Norte e introduzida na PI na década de 70.