Nome científico:

Micropterus salmoides (Lacépède, 1802)

Nome comum:
Achigã
Família:
Centrarchidae
Exótica

 

Espécie que pode atingir dimensões consideráveis, com mais de 40 cm.

Corpo comprimido lateralmente com uma coloração esverdeada e uma banda irregular escura ao longo da linha longitudinal. Barbatana dorsal com dois lobos unidos, sendo a parte anterior constituída por raios espinhosos. O opérculo apresenta um forte espinho na parte posterior.

Boca bastante grande em posição supra e com dentes nas mandíbulas e na língua, permitindo-lhe ingerir alimentos que representam até cerca de 60% do seu volume.

 

Habitat/Ecologia:

Espécie sedentária com preferência por zonas de água parada ou reduzida velocidade de corrente e vegetação abundante. Presente em albufeiras.

A reprodução ocorre entre o final da primavera e o princípio do verão em zonas pouco profundas, ricas em vegetação e com substrato de areia ou gravilha, onde os machos escavam um pequeno ninho que defendem até depois da eclosão dos ovos.

É um predador voraz. A dieta inclui invertebrados, anfíbios e outros peixes, sendo mais ictiófaga à medida que alcança tamanhos maiores. No entanto, há registos da presença de alguns micromamíferos e répteis na sua dieta.

 

Período mais favorável à observação:

Ribeira de Valverde – todo o ano, mas principalmente no verão.

Albufeira da Tourega – todo o ano.

 

Origem

Espécie não nativa; originária da América Central e introduzida na PI na década de 50.