Nome científico:

Geranium dissectum L. 

Nome comum:
Coentrinho
Família:
Geraniaceae
Autóctone

 

 

Herbácea anual, de caules eretos, com pêlos não glandulosos, até 65 cm de altura. 

Folhas basilares em roseta, as caulinares opostas (as inferiores, por vezes, alternas), arredondadas, com 2,4-8,0 x 2,5-5,4 cm, palminérveas, muito recortadas (2 dos recortes até à nervura central), com pêlos não glandulosos em ambas as páginas e pecíolos longos, pilosos; estípulas lanceoladas, glabras na página superior e pilosas na inferior. 

Flores pequenas, dispostas aos pares, com pedúnculos longos e pilosos, cinco pétalas purpúreas, de 3-5,5 mm, com unha curta, com uma reentrância na extremidade, ciliadas na base, com um penacho de pêlos de cada lado e 5 sépalas verdes e pilosas, apenas com pêlos curtos que podem ser glandulosos e não glandulosos; estames esbranquiçados, com anteras purpúreas e pólen azulado.

Fruto um esquizocarpo com 15-18,5 mm, constituído por uma coluna central à qual se prendem 5 mericarpos castanho-claros, pilosos, com um prolongamento em bico (rostro) de 11-13,5 mm, cada um com uma semente.

 

Habitat/Ecologia

Espécie ruderal frequente em locais perturbados; comum em bermas de caminhos, taludes, baldios, pousios, prados e orlas de bosques e pinhais.

 

Período mais favorável à observação

Floração: fevereiro a junho.

 

Utilizações e Curiosidades

As aristas dos mericarpos (fruto) são sensíveis à humidade e à medida que as sementes amadurecem as aristas secam, vão-se arqueando e enrolando em hélice, o que produz tensão e lhes permite catapultarem as sementes a uma distância considerável, facilitando a sua dispersão. Apesar de G. dissectum se poder confundir G. molle, as sépalas da primeira espécie têm apenas pêlos curtos, glandulosos e não glandulosos, enquanto as da segunda têm pêlos curtos e pêlos compridos.