Nome científico:

Geranium molle L.

Nome comum:
Bico-de-pomba-menor
Família:
Geraniaceae
Autóctone

 

 

Herbácea anual, com 10-45 cm de altura, pilosa, com caules finos e frágeis, muito ramificados.

Folhas com 1-4 x 1-5 cm, as basilares em roseta e as caulinares alternas, com pecíolos longos, arredondadas ou reniformes, pubescentes na página inferior, palminérveas, profundamente recortadas, formando 5-7 lóbulos também recortados.

Flores pequenas, dispostas aos pares, com pedúnculos longos e pilosos, cinco pétalas de 5-8 mm, rosadas ou lilacíneas e 5 sépalas verdes, pilosas, sendo uns pêlos curtos e outros compridos; estames esbranquiçados com anteras purpúreas e pólen azulado.

Fruto um esquizocarpo com 8-14 mm, constituído por uma coluna central à qual se prendem 5 mericarpos acastanhados, com um prolongamento em bico (rostro) de 6-11 mm, cada um com uma semente.

 

Habitat/Ecologia

Ruderal, muito comum em locais perturbados como taludes, bermas de estradas e caminhos; frequente também em campos agrícolas, pousios, baldios e orlas de bosques.

 

Período mais favorável à observação:

Floração: fevereiro a junho.

 

Utilizações e curiosidades:

As aristas dos mericarpos (fruto) são sensíveis à humidade e à medida que as sementes amadurecem as aristas secam, vão-se arqueando e enrolando em hélice, o que produz tensão e lhes permite catapultarem as sementes a uma distância considerável, facilitando a sua dispersão. Apesar de G. molle se poder confundir G. dissectum, as sépalas da primeira espécie têm pêlos curtos e pêlos compridos, enquanto as da segunda têm apenas pêlos curtos, glandulosos e não glandulosos.