Musgos e Hepáticas

Os musgos e as hepáticas fazem parte do grupo dos briófitos que são plantas pequenas, com adaptações evolutivas entre os organismos aquáticos (algas) e os primeiros organismos terrestres (fetos): não possuem na sua maioria estruturas internas para o transporte de água e nutrientes, não possuem raízes e não produzem flores nem sementes.

Os musgos apresentam um gametófito com as folhas (filídios) dispostos de forma radial e rizóides multicelulares. O esporófito possui uma cápsula normalmente esférica ou cilíndrica, com uma abertura (opérculo) onde estão presentes fiadas de dentes (perístoma) que ajuda na dispersão dos esporos.

* musgos acrocárpicos: o caulóide do gametófito é erecto, sem ramificações laterais, em forma de roseta ou tufos, com o esporófito no ápice do caulóide.

* musgos pleurocárpicos: o caulóide é prostrado, com ramificações laterais, com o esporófito ao longo do eixo ou dos ramos, de crescimento ilimitado.

As hepáticas apresentam o gametófito com simetria bilateral e prostrado e rizóides unicelulares. A cápsula não tem opérculo.

* hepáticas folhosas: possuem filídios, quase sempre com nervura central

* hepáticas talosas: não possuem filídios, apresentando um gametófito taloso.